Como a comunicação pode ajudar no dia a dia das suas relações interpessoais?

Como a Comunicação pode ajudar no dia a dia das suas relações interpessoais? Já pensou nisso?


Comunicação é poder! Aqueles que dominam seu uso efetivo podem mudar sua experiência do mundo e as experiências do mundo sobre si mesmos”...Como já dizia Tony Robbins em seu livro “Poder sem limites”.

Todos nós sabemos que há muitas formas de nos comunicarmos, sendo as mais conhecidas e usadas atualmente: comunicação verbal (fala) e a comunicação não-verbal com nossas expressões e comportamentos.


Muitas vezes não nos damos conta que a forma como colocamos nossas palavras, deve estar em sintonia e consonância com nossa expressão facial, corporal e com nossos comportamentos, isso em todas as esferas de relacionamentos humanos interpessoais.


Afinal, todos já ouvimos algo parecido com: “uma criança não aprende o que ensinam a ela, mas sim, o que ela vê os adultos a sua volta fazerem”, ou seja, o sistema de aprendizado na maioria das vezes, acontece por mimetização (cópia) e por experimentação do que observamos e sentimos, e não somente por orientação/instrução.


Do mesmo modo acontece com os adultos, que, com as atividades diárias e o número elevado de papéis que necessitam desempenhar nas suas relações, acabam por não observar as conexões entre sua fala e suas expressões /comportamentos, causando um enorme “ruído” de comunicação.


Ou seja, quando há INCOERÊNCIA de expressões entre o verbal e o não-verbal, há uma falha nesse processo de comunicação, onde a fala permite uma interpretação/entendimento diferente da ideia inicial, uma vez que as frentes de expressão estão desconexas.


Pare para refletir, como anda sua comunicação? Como anda sua coerência? Eu realmente expresso o que eu sinto?


Saber e conseguir se expressar pode ser uma grande “arma” para vencermos num futuro próximo, em tempos que o contato presencial está mitigado e repensado, e o on-line/virtual, torna-se cada vez mais presente em nossa realidade.


O primeiro movimento para sermos assertivos com a nossa comunicação é o processo de auto conhecimento. Saber quem somos, o que queremos, para onde queremos ir, o que já temos e o que nos falta, potencialidades e dificuldades, entre outros, tudo nos ajuda a manter em funcionamento a nossa coerência (do interno com o externo), e a partir dai, a nossa comunicação passa a ser mais direta e transparente. E assim sairemos das orientações/instruções e partiremos para a mimetização, ou seja, nos tornamos pessoas que conseguem “ensinar” pelo exemplo, tanto nas relações pessoais quanto profissionais (relações interpessoais).


Conhecendo-nos melhor, damos o primeiro passo, para então, termos o poder sobre a nossa Comunicação.


Conte conosco da www.onegate.com.br para aprimorar seu processo de comunicação.


Camila Scarafiz

Gestora em Identificação de Talentos.