Tráfego pago - O caminho mais fácil

Atualizado: 3 de Nov de 2021

Investindo em tráfego pago


Para todo e qualquer negócio que esteja investindo no mundo digital, os anúncios pagos são essenciais, isso porque na maior parte das vezes, eles são os responsáveis por atrair os clientes nos determinados canais de comunicação e principalmente nas redes sociais. E se você ainda não sabe do que estamos falando: bem-vindo ao universo do tráfego pago, ele é o responsável pelos anúncios que você vê na internet por aí, seja no Instagram, Facebook e Youtube. E hoje nós vamos falar um pouco mais sobre essa estratégia do Marketing Digital que tem se tornado tão essencial.

Está pronto? Vamos começar a leitura!


O que é tráfego pago?

O trafego pago nada mais é do que os anúncios pagos que você coloca na internet, que consequentemente, atraem visitantes, sejam para suas redes ou para o seu site. Sabe quando você entra no Youtube e existe um anúncio no topo da plataforma? Ou quando você está navegando pelo Instagram e se depara com um post de publicidade? Todos eles fazem parte de estratégias de Tráfego Pago, e diferente do tráfego orgânico em que você não investe dinheiro, aqui você precisa desembolsar uma quantia para que os seus anúncios fiquem hospedados nas plataformas por um determinado tempo, isso de acordo com os objetivos que você deseja alcançar.

E como você viu, eles podem ser colocados em diversas plataformas e existem as principais, nas quais são:


Google Ads: uma das mais usadas, os anúncios no Google são os principais, já que boa parte dos usuários usam a plataforma para procurar qualquer coisa. E aqui, entra também o jogo de palavras-chave, que com somente uma palavra o usuário pode te encontrar no buscador;


Instagram Ads: uma das redes sociais mais usadas nos últimos tempos, principalmente por aqueles que desejam expandir e divulgar sua identidade visual e conquistar a galera mais nova, o Instagram Ads oferece diversas opções nos stories, IGTV, publicações e até mesmo na parte de “vendas” da plataforma;


Facebook Ads: se tratando de e-commerce, o Facebook continua sendo a queridinha, pois permite uma segmentação muito mais especifica, e oferece também diversas opções e anúncios pagos;


Youtube Ads: uma das principais plataformas de vídeos, o Youtube também oferece diversos tipos de anúncios, sendo esses inseridos nos próprios vídeos, aqueles segundos comerciais, e também em banners pela plataforma;


Linkedin Ads: o Linkedin tem outra “vibe”, sendo mais voltado para o mundo empresarial, porém continua sendo perfeito para anúncios, já que ali você encontra um público bem mais segmentado e pode criar estratégias especificas que mostrem os valores e conceitos da sua marca do jeito que você deseja que as pessoas veem a sua empresa.


Benefícios do tráfego pago

É essencial usar o tráfego pago hoje em dia, se você está começando no mundo do Marketing Digital ou se já está estabelecido no mercado. Isso porque essa estratégia tem muitos benefícios que podem ser perfeitos para o crescimento do seu negócio, como:

  • O número de visitantes na página se torna muito maior;

  • A sua segmentação se torna muito mais especifica, o que facilita na hora de criar boas estratégias de Marketing;

  • Você ganha mais visibilidade no mercado;

  • Você consegue acompanhar os resultados em tempo real;

  • A taxa de conversão é maior;

  • Sua marca ganha mais credibilidade e autoridade;

  • A prospecção de clientes é maior e mais facilitada;

  • Você pode investir com qualquer valor, tudo depende do seu objetivo.

Como você observou, são diversos benefícios, e como citamos no último tópico: sim, você pode investir qualquer valor, desde o mais baixo ao mais elevado, tudo depende da tabela de valores da plataforma que você escolher, e essa é uma das vantagens que poucas pessoas sabem, que é o investimento baixo no início do uso da estratégia.

E essa estimativa de valor é obtida através de qual o seu objetivo, por exemplo: quantas pessoas você deseja atingir, quantos dias a sua campanha estará no ar, quantos anúncios você quer colocar e entre outros fatores.


E agora, o grand finale desse post tão completo: é claro que, para você aplicar e ter os resultados que deseja, você precisa fazer tudo corretamente, certo? Então, olha só: confira agora essas dicas de como aplicar essa estratégia no seu negócio e ter o melhor desempenho que puder! Vamos lá:

  • Conheça todas as necessidades e perfis da sua persona;

  • Entenda onde está o seu público, de nada adianta colocar anúncios em uma rede onde o seu objetivo não está presente;

  • Esteja sempre de olho em todas os índices de desempenho da rede social que você aplicou a estratégia;

  • Utilize Call To Action nas suas artes e campanhas;

  • Sempre seja verdadeiro nos seus anúncios.

Curtiu o conteúdo? Agora nada de deixar de lado os anúncios que podem revolucionar o seu negócio!