A internet faz parte de nossas vidas, a cada dia que passa nos tornamos mais conectados e a tendência é que essas conexões se intensifiquem e se integrem cada vez mais em praticamente todas as áreas profissionais existentes. Por conta desse crescimento, surgiram-se novas profissões voltadas a criação de estratégias para investir melhor no relacionamento e na comunicação dessas empresas com seu público, como é o caso do Social Media.
O QUE SIGNIFICA SOCIAL MEDIA?
Quando um profissional está responsável pelas ações das redes sociais de uma empresa, ou seja, o planejamento, criação e análise das redes, ele é chamado de Social Media, mas algumas pessoas preferem o termo Analista de Redes Sociais. É importante entendermos que esse profissional é diretamente responsável por estabelecer um alinhamento para um cliente durante essa jornada de compra e de reconhecimento de valores de uma empresa.
FUNÇÕES DE UM SOCIAL MEDIA
Muitas pessoas ainda possuem o pensamento limitado de que a função única de um social media é a produção de conteúdo para as redes sociais, deixando de lado todos os outros projetos desenvolvidos com muito esforço pelo profissional, com o intuito de desenvolver a sua empresa. Por esse motivo, separamos suas principais funções:
1. Planejamento
Antes de tomar qualquer iniciativa na produção de conteúdos, ou até mesmo elaborar formas de interação social, é necessário armazenar uma série de informações relevantes que podem ser primordiais durante a escola dos processos perfeitos para o tipo de empresa que possui, mas quem fará toda essa pesquisa e apresentará para seus colaboradores? O Social Media, claro!
Além da pesquisa desses fatores, ele também apresentará dados sobre seus concorrentes, números que podem ser alcançados ao seguir determinado caminho, enfim, mostrará dados muito bem elaborados para que sua empresa tome as melhores decisões antes de tomar qualquer decisão impensada.
2. Produção de Conteúdo
Se você acha que produzir conteúdos para as redes sociais consiste em apenas apresentar o que vem na telha, é sinal de que você precisa urgentemente de um Social Media. Quando há a presença desse profissional durante a produção dos conteúdos, a mais simples criação terá alguma construção por trás, o que isso quer dizer?
Simples, um conteúdo bem elaborado tende a se conectar com outras criações da forma mais sutil que imagina, seja no texto, na imagem, até mesmo na escolha das fontes, tudo será pensado com base nas informações coletadas anteriormente, com o intuito de agradar seus consumidores através dos mínimos detalhes.
3. Interação
O objetivo principal das redes sociais, desde seus primórdios, é estabelecer uma conexão entre as pessoas, certo? Então, nada mais justo do que estabelecer uma comunicação adequada com seus usuários, não acha? Esse é o pensamento de um Social Media, um cliente, muitas das vezes, não conta apenas com o processo da compra em si, ele leva em consideração toda a experiência que antecede desse ato, ou seja, se ele tiver dúvidas sobre determinado produto, ele espera que tenha alguém responsável por tirá-las.
Com esse advento das redes sociais, as pessoas esperam mais do que nunca contar com um bom atendimento e uma transparência da empresa com os produtos oferecidos. Se você não investe em uma comunicação eficaz, os resultados aparecerão da pior forma possível.
4. Análise
Não adianta estabelecer estratégia, colocá-las em prática e esquecer de monitorá-las após sua divulgação. É a partir das análises de postagens, engajamento, que um Social Media identifica que aquela estratégia tem dado frutos positivos ou negativos.
Ao definir um objetivo, as métricas são suas companheiras para acompanhar os resultados, gerando relatórios consistentes que de fato farão a diferença na hora de elaborar futuros projetos.
VANTAGENS DE SER UM SOCIAL MEDIA
Quando falamos das vantagens de se tornar um profissional de Social Media, não podemos negar que: diante de tantas áreas que estão sofrendo com a falta de oportunidades de trabalho, um Social Media está cada vez mais em evidência, sua ascensão não pode ser ignorada. Então, a primeira vantagem são as oportunidades no mercado.
Podem surgir dúvidas sobre a graduação para ser um Social Media, por mais que você encontre nas redes que não existam graduações específicas para se tornar esse profissional, é com a comunicação social que você obterá conhecimentos necessários para aprender a aplicar essas estratégias. Então, invista seu tempo em conhecimentos sobre a comunicação, sobre o marketing e suas áreas relacionadas.
E O MERCADO DE TRABALHO? COMO GANHAR DINHEIRO COMO SOCIAL MEDIA?
Por ser uma profissão um tanto quanto recente, podem surgir dúvidas sobre onde atuar, o quanto se pode ganhar sendo um Social Media e como se estabilizar no mercado.
Pode ficar tranquilo, as redes sociais se tornaram uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas e felizmente, elas estão sempre em busca de profissionais que possam agregar na comunicação dela. Tendo consciência dessa informação, as principais áreas que um Social Media pode atuar são:
1. Gerenciamento de redes sociais
Quando um profissional elabora estratégias com o objetivo de atingir um maior número de possíveis clientes, ou seja, ele pode ser responsável pela criação e divulgação dos produtos através das redes sociais.
2. Divulgação própria
Existe a possibilidade de desenvolver o conhecimento sobre as redes sociais por benefício próprio, ou seja, você está responsável pelo planejamento, produção e divulgação da sua própria empresa, sem ter que depender da palavra de outra pessoa para colocar em prática o que você tem planejado.
3. Freelancer
Um freelancer tem a possibilidade de se autoempregar em diversas empresas, fazer parte dos mais diferentes projetos, mas de forma independente. O grande diferencial de se tornar um freela, é a sua liberdade de escolha sobre os projetos e as empresas que você decide vincular seu trabalho. Inclusive, você pode engatar em várias categorias, seja no planejamento, criação de conteúdo ou até mesmo no design.
Com toda essa bagagem de responsabilidade que um Social Media carrega, podemos entender que essa profissão não é tão simples quanto imaginamos, mas reconhecemos sua importância. Se você tem interesse em fazer parte desse planejamento para as redes sociais, aqui vai algumas dicas de ouro: vá atrás de conhecimento, aprenda a ser organizado e acima de tudo, não desista!
Sabendo que agora é mais do que possível estabelecer uma carreira nas redes sociais, está esperando o que para dar o primeiro passo?
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