O que é a Psicologia das Cores?

O que é a Psicologia das Cores? Descubra o significado de cada cor!

Você sabia que uma simples cor pode mudar as suas vendas? Às vezes, o seu produto pode não estar indo tão bem, por conta da identidade visual, por conta que a cor dele não agrada ao público, traz uma imagem contrária do que você deseja. Mas do que estamos falando? Essa é a Psicologia das Cores!




Para explicar melhor, a Psicologia das Cores nada mais é que um ESTUDO que busca compreender como o humano se relaciona com as cores, quais efeitos que cada cor gera nas pessoas. Isso envolve sentimentos, mudanças nas emoções, criação de desejos e por aí vai.


Nos tempos de hoje, não importa você ter o melhor produto do mercado, você deve saber como vender, existem até pesquisas que mostram que 93% dos consumidores consideram a aparência visual na hora da decisão da compra. Ou seja, se a aparência do produto não agrada, muitas das vezes desistem de comprar e isso acontece por uma série de fatores.


Vamos ao exemplo da internet. Uma página que contém cores, imagens, infográficos e informações será muito melhor absorvida do que uma página que tenha apenas textos e textos. Isso porque chama a atenção, o ser humano bate o olho na hora naquilo e vai lembrar. Por exemplo, quando vemos o Facebook, todos sabemos que é azul, ficou marcado e há até uma explicação do porque o Mark Zuckerberg escolheu essa cor, ele é daltônico e para ele, essa é uma cor mais rica.


Para entender melhor, vamos ao exemplo de como algumas cores se comportam diante do público, veja só:

  • Cor azul: a cor azul é uma cor muito comum, vista em grandes empresas e até em redes sociais. Traz a sensação de confiança, liderança e sucesso, e se bem trabalhado, pode trazer a sensação de frescor e pureza também. Está ligado à estabilidade, paz, tranquilidade, equilíbrio, limpeza e fé.


  • Cor amarelo: a cor amarela remete muito à criatividade, quando você vê a cor, um interesse enorme desperta em você. É uma cor extremamente alegre, na qual é utilizada para chamar a atenção, você facilmente vê essa cor em anúncios patrocinados, em estabelecimentos de comida, entre outros. Além disso, o amarelo passa otimismo, confiança, conhecimento e sabedoria, causando uma boa impressão na maioria das vezes. Mas cuidado, pois se utilizado da maneira errada, pode refletir à perigo, doença, inveja ou cobiça.


  • Cor vermelho: o vermelho remete principalmente a duas coisas: fome e paixão, duas áreas muito distintas mas que facilmente podem ser trabalhadas juntas. Em grandes estabelecimentos de comida, você encontra o vermelho sempre muito presente, chama a atenção de quem o vê. Além disso, é muito utilizado no varejo, estimulando a ação dos consumidores, é uma ótima jogada para atrair pessoas impulsivas, é uma cor que realmente chama.


  • Cor cinza: o cinza é uma cor neutra, afinal, junta o preto com o branco. Na maioria das vezes, é utilizado por empresas que são da área de tecnologia, pois quando visto, bate uma sensação de formalidade e modernidade, além de solidez. Quando combinado com outras cores, pode causar diferentes sensações. Por exemplo: insegurança (cinza com rosa, amarelo, marrom e branco), hostilidade (cinza, preto e marrom), modéstia (cinza, rosa, marrom e branco), entre outros. É importante saber combinar para não causar reações negativas.


  • Cor preto: elegância, luxo, riqueza, ganância. Essas são as palavras que melhor descrevem o preto. Por mais que pensem que essa é uma cor que remete ao luto, na verdade, passa uma boa impressão na maioria das vezes, é muito utilizado por empresas de alto nível, que vendem jóias ou grifes de alto padrão. Além disso, utilizar essa cor em anúncios ou sites com outras cores, chama muita a atenção.


  • Cor verde: o verde muitas das vezes é ligado à natureza, no entanto, vai muito além disso. A cor passa harmonia, saúde, equilíbrio e frescor, passa uma boa sensação, você pode encontrar essa cor em diversos hospitais e clínicas médicas, por exemplo. Pode passar calma, tranquilidade, renovação e juventude quando bem utilizado.


  • Cor branco: paz, essa é a palavra que descreve a cor branca. Quando pensamos nela, logo pensamos em algo leve, puro, neutro. Remete à sabedoria, futuro, funciona como uma tela nas quais podemos combinar com inúmeras outras cores. É muito utilizada em logotipos ou sites, para ser algo mais neutro e não influenciar diretamente a mente do consumidor.


  • Cor laranja: uma cor alegre, confiante e até amigável, esse é o laranja. É uma cor utilizada para despertar sentimentos e impulsos nas pessoas, é muito utilizado em campanhas para chamar a atenção, principalmente na hora de fazer um call-to-action.


  • Cor roxa: criatividade, imaginação e inteligência, são essas três palavras que definem a cor roxa. É uma cor que facilmente é utilizada em anúncios de festas e em até letreiros de clubes, despertando a alegria. Além disso, tem uma forte ligação com a beleza e é encontrada em muitos produtos da área. Em suas versões mais claras, como o lilás, transmite delicadeza e cuidado, sendo muito utilizado na área de spa e estética.


  • Cor rosa: quando pensamos em rosa, lembramos muito do universo feminino, certo? É uma cor delicada, doce, transmite cuidado e delicadeza. Quando é utilizada no seu tom mais escuro, o rosa transmite amor, romantismo e até sensualidade. Já na sua versão mais “vibrante”, é muito utilizada para chamar a atenção, você facilmente vê a cor em lojas de alimentos e doces. Além disso, a cor remete à infância, inocência e pureza.


  • Cor marrom: quando você pensa na natureza? Você pensa em verde e MARROM, certo? A cor marrom transmite diferentes emoções, na maioria das vezes, podem se associar à natureza e à segurança. É muito utilizado em produtos orgânicos, pois traz um ar de rústico e de estabilidade, empresas do ramo gourmet, empórios e lojas de móveis gostam de utilizar muito essa cor, trazendo confiança e elegância.

Escolha bem as cores dependendo do seu público e do que você deseja passar, seja em um produto, em um anúncio, na identidade visual do seu site e por aí vai, é importante estudar bem antes. Mude a impressão que as pessoas têm sobre o seu negócio, passe boas sensações, utilize a psicologia das cores para vida!