Marketing digital para pequenos negócios

Antigamente, quando falávamos em marketing era comum que somente as grandes corporações pudessem desenvolver muitas estratégias dentro dessa área de conhecimento, já que existiam técnicas que necessitavam de grandes investimentos.

Um exemplo disso são as propagandas veiculadas nas redes televisivas. Até os dias atuais os valores ainda são incrivelmente altos, e sabemos que dificilmente as pequenas empresas podem arcar com esse custo.

Por esse motivo, o marketing digital pode ser o melhor aliado nesse caso. O mesmo é capaz de gerar bons resultados para qualquer organização, desde as categorias pequenas até as grandes corporações. Entretanto, o marketing digital traz vantagens nos quesitos relacionados aos investimentos, como também nas análises e execuções, o que facilita a aquisição do mesmo para os empreendedores. Ficou interessado neste tema? Então confira mais informações a seguir:



No que o marketing digital pode ajudar?

O marketing digital auxilia as empresas de pequeno porte que ainda estão buscando formas de se destacarem. O mesmo facilita para que os empreendedores possam encontrar meios de aumentar a visibilidade da marca, fazendo com que esta possa encontrar públicos qualificados para a compra.

Além disso, também podemos analisar outras vantagens do marketing digital. Através da estratégia é possível ganhar a confiança do público e gerar mais interesse na compra, já que as ferramentas disponíveis facilitam a comunicação entre consumidor e a marca.

Tudo isso faz com que a empresa possa ir ganhando espaço no mercado. Através das técnicas certas, isso ainda auxilia a ganhar autoridade e credibilidade.

Se antes era difícil conquistar a atenção do público, hoje em dia é possível executar estratégias segmentadas visando exclusivamente determinado grupo. Isso faz toda a diferença para os pequenos negócios, podendo ser inclusive o pontapé inicial para novos investimentos e direcionamentos.


Vantagens do marketing digital

Se você ainda não está convencido dos benefícios do marketing digital, confira só as vantagens:

  • Audiência: Já imaginou poder utilizar técnicas que permitam que seus canais de comunicação cresçam e evoluam? Isso é de fato um benefício incrível. O marketing digital não está focado somente nas vendas, mas sim em todo o crescimento do negócio. É importante ter contatos promissores por perto, pois de fato os mesmos oferecem mais potencial de se tornarem consumidores;

  • Mensuração: Será que é possível mensurar quantas pessoas assistem a um comercial de TV? Bom, dificilmente isso pode acontecer, já que os telespectadores podem mudar de canal repentinamente ou não se interessarem pelo que foi ofertado. No marketing digital tudo isso pode ser analisado e reformulado. É possível entender as estratégias e quais foram seus resultados através das métricas;

  • Segmentação: você pode ter um público alvo e uma persona bem definida, porém, sabemos que em diferentes momentos existem diferentes formas de abordagem. Nessa etapa o marketing digital faz toda a diferença, já que o mesmo é totalmente personalizável e você pode ser mais assertivo ao oferecer benefícios, conteúdos ou promoções aos seus diversos contatos e perfis;

  • Praticidade: o marketing digital oferece isso a todos. Sabemos que existem pequenos negócios que ainda não possuem grandes estruturas para o trabalho, e o marketing digital permite que as estratégias sejam realizadas e planejadas até mesmo em home office. Basta um simples computador, ou até mesmo um celular em alguns casos, para que o empreendedor possa desenvolver suas técnicas com base no seu público. Além disso, com os avanços tecnológicos, esse tema vem se tornando ainda mais notável, já que a praticidade e a simplicidade estão se fazendo presente de diversas formas nos negócios.

É necessário grandes investimentos?

O marketing digital não exige grandes investimentos, mas, o mesmo também disponibiliza essa opção. As pequenas empresas geralmente tem um orçamento curto, e isso é completamente normal.

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que existem estratégias que podem ser praticadas de forma gratuita, como também técnicas que permitem que o gestor trace seus próprios gastos, ou seja, o mesmo tem a autonomia de planejar e definir qual será o seu investimento.

Por esse motivo, o mesmo é uma excelente opção e pode de fato auxiliar muito os empreendedores. Para te auxiliar ainda mais nesse tema, o texto a seguir tratará sobre duas opções importantes sobre o assunto. Vamos conferir?



Dicas para implantar estratégias de marketing digital

O marketing digital é recheado de estratégias e realmente não podemos indicar as mais eficazes, já que cada negócio irá usufruir do conhecimento de formas diferentes, o que os leva a ter resultados distintos. Sendo assim, hoje iremos citar apenas dois conceitos importantes que são uma excelente opção para quem deseja iniciar. Acompanhe:

  • Inbound marketing: essa opção utiliza o marketing de conteúdo de forma estratégica. Aqui você poderá traçar técnicas que segmente seu público, te permitindo utilizar informações específicas para cada etapa do funil de vendas. Sabemos que nem sempre um visitante terá o mesmo entendimento sobre seu negócio do que aquele seguidor fiel. Por esse motivo, antes de bombardeá-lo com propostas e conteúdos mais específicos, é necessário priorizar principalmente a conexão com o mesmo. Além disso, com base no funil de vendas também é possível saber o momento mais propício de oferecer uma oferta, já que você entenderá quais são os seguidores mais promissores dentro dessa etapa;

  • Outbound marketing: nessa etapa você irá atrair seu público alvo por meio da oferta. Com o outbound marketing você não irá despertar o interesse dos consumidores devido a conteúdos interessantes, mas sim devido a um produto ou serviço que o mesmo tenha desejo em adquirir. Geralmente nessa estratégia é necessário utilizar pequenos investimentos, entretanto, se bem planejado o outbound marketing pode facilmente trazer bons retornos a curto prazo.

É importante destacar que nenhuma das opções acima anula a outra. Você pode e deve utilizar ambas em conjunto. Isso rende resultados ainda melhores e pode tornar seu pequeno negócio um grande sucesso.

Além disso, você também pode começar com as ferramentas que possui no momento. Defina seu público e crie estratégias segmentadas, isso já irá te dar bons retornos no futuro. Pronto para começar?


Espero que esse artigo possa te ajudar a iniciar seus sonhos!