Com certeza em algum momento as empresas buscam melhorar seu desempenho, sejam elas grandes, médias ou pequenas. Pensando nisso, elas buscam especialistas para que possam auxiliar com ações de marketing, e até mesmo para executar algumas delas. Nesse caso é muito importante que você busque aquela opção que é a melhor para o seu negócio, pois todos nós sabemos que existem milhares de empresas tentando "oferecer o seu produto", ou seja, tentando vender algo que não faz sentido para o cliente.
Por este motivo, vamos pontuar as principais diferenças entre Agência e Assessoria para que você consiga identificar e avaliar por qual caminho seguir.
Agências: É o modelo mais popular e tradicional. Sua principal receita é proveniente do agenciamento de mídia. No Brasil, inclusive, existe uma lei que obriga os anunciantes a comprarem mídias apenas por mediação de uma agência, e é exatamente daí é que vem o "famoso" BV de Agência (sistema de bonificação). Repare que há um conflito de interesses inerente ao próprio conceito de agência. Pense que o modelo de negócio, como o nome já diz, é agenciar, ou seja, o resultado que a propaganda vai gerar não é a atividade-fim da empresa. O verdadeiro negócio é agenciar o maior volume possível de mídia, e com isso o resultado do investimento fica comprometido. Uma tentativa para manter o negócio de agências vivo são as chamadas "agências digitais", que nada mais são do que o mesmo modelo, só que ao invés de agenciar mídia em veículos que pagam comissões diretas, elas agenciam ferramentas e outros serviços que não são necessariamente o melhor para o cliente, deixando claro que elas não criam, apenas executam.
Assessorias: A Assessoria simplesmente tenta tirar esse interesse de conflito, não sendo comissionada pelo veículo, mas sim com um valor de mensalidade menor e mais realista, e com bônus atrelados aos resultados obtidos. Nesse ponto conseguimos ver então que a Assessoria foca em querer dar resultado para o cliente, pois a remuneração dela está pautada nisso, e não no agenciamento. Essa é a relação que muda o jogo. Entendeu?
Vale ressaltar o acréscimo: a execução. A assessoria tem profissionais com o conhecimentos necessários para tomarem decisões assertivas, que gerem valor ao cliente. Suas decisões são pautadas não apenas em um briefing, mas em uma análise e um acompanhamento estratégico do cliente. De fato, existem tarefas de rotina que o cliente tende a executar melhor que a empresa de marketing, como a produção de conteúdo por exemplo, afinal quem seria melhor que o(s) dono(s), para conhecer sobre seu próprio negócio?
Mas também existem outras áreas um pouco mais específicas, as quais o cliente não possui conhecimento para atuar (ou se tivesse, gastaria muito tempo, e dinheiro, para realizar) e então, nesses casos, a assessoria também pode agir como executora.
Funciona como se fosse um departamento de marketing terceirizado, entregando seu know-how para auxiliar na tomada de decisão, e, ao mesmo tempo, executar parte do operacional estratégico definido.
Depois dessa explicação, é claro que nós da Onegate acreditamos no modelo de Assessoria de Marketing, e além disso, podemos profissionalizar o seu negócio e torná-lo cada vez mais rentável.
Entre em contato com a gente para contar um pouco mais sobre seu business, e certamente vamos conseguir fornecer um excelente direcionamento.
Te aguardamos!
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