Afinal, o que é omnichannel?

Por mais conhecida que seja uma marca, o consumidor hoje, está em busca de uma experiência completa e mais cômoda possível, ou seja, é muito mais do que uma possibilidade de comprar em vários canais. Justamente por isso que a estratégia de omnichannel entra em ação.


De fato, esse conceito é caracterizado como uma abordagem de vendas multicanal que permite que o cliente tenha uma experiência muito bem integrada. O que isso quer dizer? Isso significa que a empresa fornece vários canais de compra, como: site, lojas físicas, aplicativo, redes sociais, entre outros. Sendo totalmente integrados, viabilizando que o cliente faça a negociação em qualquer um desses canais, da maneira como ele quiser, onde ou quando preferir. E o mais interessante é que, o consumidor não percebe que está passando de um canal para outro até realizar sua compra. Sendo assim, ele obtém várias experiências em canais diferentes de uma única marca, e é por isso que as empresas devem investir nessa estratégia, já que as compras feitas pela internet têm sido uma realidade que cada vez mais só aumenta.


Conforme a empresa entende e aplica essa estratégia, ela está transformando o consumo em uma experiência totalmente única e diversificada, visto que, o pré-requisito para se manter competitivo no mercado é gerar experiências para seus consumidores, ao invés de somente vender. O que não se pode esquecer é que todas essas experiências omnichannel usam múltiplos canais, no entanto, nem todas as experiências multicanais são omnichannel. Já que, a empresa pode obter uma campanha para celular muito bem elaborada, redes sociais engajadas e um site bem projetado, mas se tudo isso não funcionar junto, a operação não entra dentro do que é omnichannel.



E, quais são os benefícios do omnichannel?

Essa estratégia garante os mais diversos benefícios que uma empresa pode obter, indo desde uma melhora em se relacionar com o cliente, até a obtenção de grandes e bons resultados. Conheça alguns deles:


Contribui para melhorar o atendimento ao cliente

É fato que essa estratégia contribui para facilitar a visibilidade única de todas as encomendas, em toda a rede de distribuição. O que pode incluir dentro disso: fornecedores, lojas de varejo, os centros de atendimento ou até mesmo os pedidos que estão em trânsito. Sendo assim, a empresa é capaz de reduzir os custos de entrega e o controle de estoque, além de fidelizar clientes e conseguir aumentar o número de entregas pontuais.


Aproxima as lojas dos consumidores

Conforme as empresas venham aderir omnichannel, é totalmente possível conseguir gerenciar cada pedido, em cada canal, e por meio de uma única plataforma centralizada. Ou seja, ela permite o gerenciamento de pedidos distribuídos com um conjunto de regras e processos de separação. Além disso, permite fazer as entregas no mesmo dia, e mantém o estoque organizado, tornando a possibilidade de aproximar as lojas dos seus consumidores.


Contribui com a rentabilidade dos produtos

Com certeza, uma estratégia bem estabelecida e elaborada melhora a rentabilidade dos produtos. Para atender às demandas online é utilizado o estoque para na loja. Então, assim que o pedido do cliente chegar já é possível encaminhá-lo, tanto para que ele venha receber a mercadoria em casa quanto para que o retire na loja física mais próxima.


Fideliza os clientes

Definitivamente, esse é o maior benefício para as empresas, já que os clientes não estão mais leais a uma marca, e sim, estão sendo leais a uma boa experiência proporcionada através de suas compras. Então, a empresa que usufrui dessa estratégia consegue superar as expectativas na primeira experiência de compra do consumidor, e consequentemente, ele voltará a realizar mais pedidos e ainda irá recomendar a empresa para outras pessoas. Dessa forma, o que o cliente diz a respeito da sua marca para os outros, impacta diretamente suas vendas.