5 dicas para criar um E-commerce de Sucesso

Montar uma loja online não é nada diferente de montar uma loja física, mas existem algumas coisas das quais não podem ser omitidas quando estamos montando nossa loja on-line.


Com a ascensão dos e-commerces, temos cada vez mais pessoas querendo aderir ao modelo de lojas online, e por isso separamos 5 dicas infalíveis para te ajudar a organizar melhor seus pensamentos:



1. Planejamento


Essa etapa é a que inicia seu plano de negócios. É impossível considerar a criação de uma loja virtual (ou qualquer coisa) sem definir essas características antes de tudo. A definição dos produtos e serviços que irá oferecer, avaliar e analisar seus fornecedores iniciais, montar um Canvas numa cartolina para melhor visualização da viabilidade do projeto e, por fim, tabelas e mais tabelas no Excell (ou Planilha Google) para fazer o que chamamos de "colocar na ponta do lápis", são algumas das execuções que você DEVE realizar nesta etapa, para construir um novo negócio saudável.



2. Plataforma da Loja + ERP para Gestão de Estoque


Para chegar nessa etapa, é muito importante que você já tenha escolhido o seu Domínio de Site e cadastros de Redes Sociais, antes mesmo de qualquer criação de Logomarca ou itens de identidade visual. O domínio será o endereço do seu e-commerce para SEMPRE, como por exemplo: minhaloja.com.br, e você pode testar sua criatividade de nomes válidos no site do RegistroBR, e já comprar por R$ 40,00 por ano.

Seu próximo passo, conforme o planejamento, é selecionar a plataforma de comércio eletrônico que mais combina com seu negócio e o seu estágio.

Com o crescimento do comércio virtual muitos desenvolvedores criaram plataformas de vendas que estão prontas para o empreendedor configurar e cadastrar seus produtos. Por isso é tão importante ter um ERP que significa “Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado. Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque entre outros. Além disso, essa plataforma tem integração com várias outras plataformas, incluindo seu website, o que é muito importante


3. Escolha do Gateway de Pagamento + Opções de Frete

Novamente, acompanhando todo o seu planejamento e após a escolha de sua plataforma, é muito importante avaliar as formas de pagamentos com integrações válidas com a plataforma, assim como as melhores opções de frete que também possuem integrações completas com a plataforma.


Essas informações, normalmente são deixadas de lado, ou escolhidas por último, porém a importância do conhecimento dessa etapa se dá pelo fato que estes 2 fatores aqui descritos interferem, diretamente, no seu faturamento líquido, devido as taxas de transação e as dinâmicas de frete escolhidas por você e oferecidas ao seu público comprador, e já avisamos que não tem como fugir! Se você deseja estar no mundo online, você precisa estar preparado para essas dinâmicas, pois somente assim você terá a SEGURANÇA, de que suas vendas serão realizadas com tranquilidade e transparência.



4. Ajustes na sua Contabilidade


Sim! Colocamos esse tópico exatamente pela polêmica em que o nosso país vive atualmente, com muitas empresas "fantasmas" ou golpes de compras de produtos que nunca chegam. No começo deste mesmo texto informamos que não existe nada de diferente entre negócios físicos e digitais, muda-se apenas o canal, e para você que deseja construir algo sólido e duradouro, é importante estar com toda a questão fiscal em dia.


Por isso é muito importante que você considere em seu planejamento geral a contratação, ou ajuda, de algum especialista em contabilidade.

Essa etapa não é obrigatória para começar um novo negócio, porém é de extrema importância que isso esteja já planejado com antecedência, pois é imprescindível que você se enquadre conforme a tributação nacional para a perpetuação do seu projeto.



5. Plan, Do, Review


Essa é uma técnica que utilizamos com muita frequência em tudo que o fazemos para nossos clientes, e por isso estamos trazendo para vocês.

Não só para a montagem de seu E-commerce, mas para tudo o que for fazer NA VIDA, procure utilizar essa técnica. Traduzindo ao "pé da letra" ela traz o seguinte significado: Planejar, Fazer, Revisar. Ou seja, após a realização do planejamento e execução de suas tarefas (obrigatórias e opcionais) você precisa revisar se tudo está saindo conforme o esperado. Avalie todos os pontos, identifique os pontos em que precisa realizar alguns ajustes, monte novos planejamentos (se for preciso), e continue executando!


Essa estratégia é a que faz o seu negócio crescer consistentemente e constantemente, e é a técnica utilizada pelos nomes de maior sucesso na história do empreendedorismo nacional, por exemplo: Caio Carneiro, Pablo Marçal, Thiago Reis, Paulo Wizard, Cris Arcangeli, Joel Jota, Thiago Nigro, e muitos outros.


Se você deseja construir um novo negócio e não sabe por onde começar, ou mesmo, se você já possui um negócio e que aumentar seu faturamento e não está sabendo como, mande pra nós uma mensagem!

Teremos o maior prazer e conversar, conhecer seu negócio e com certeza agregar muito conhecimento e execução para a conquista dos seus objetivos empreendedores.


Nós somos a assessoria de marketing Onegate, e somos o seu caminho para o mundo digital!