top of page

15 melhores LIVROS de Marketing

Quer mergulhar de cabeça no Marketing? Conheça os 15 melhores livros para começar!


“Por que leitura é o que? Fundamental!” Um bom livro é capaz de trazer uma infinidade de emoções e conhecimentos… do amor ao ódio, do saber técnico ao emocional, de palavras a imagens. Este é um poder que apenas tais encadernados recheados do maior saber podem trazer! E com marketing não seria diferente, continua aqui que a gente separou os 15 melhores títulos dos últimos tempos. Tem pra todos os estilos e gostos, e só fera!


  • A Cauda Longa

Esse aqui é clássico, mas tão clássico, que o nome acabou virando termo do marketing. O autor, Chris Anderson, foi quem explorou o tema ao descobrir como funcionavam os nichos de mercado e suas vendas, graças a sua fragmentação. Excelente para aqueles de pequenos negócios, ou ainda com segmentos mais específicos, A Cauda Longa é tão essencial quanto oferta e demanda.

  • O Ponto da Virada

Todo ano sempre há um produto que vira a bola da vez. Ou mais de um. Mas quem é que decide isso? Ou o público que de repente cria algo que vai virar uma trend gigante que consome tudo? Qual é o ponto da virada? Esse é o tema do livro. Acredite: basta apenas um estímulo certo para que um produto pegue fogo e vire a nova bola da vez. E esse é um estudo complexo entre os marketeiros e empresários, pois não é sempre que dá certo. O que difere o que dá errado do que dá certo? Essa é a grande discussão de Malcolm Gladwell.

  • Nocaute

Pode ficar calmo que este não é o livro da história de Rocky Balboa! Enquanto muitos livros mais antigos podem acabar ficando na teoria de televisão, jornal, impresso e aquela história um pouco datada, este título tem a vantagem de já ter sido pensado para a invasão digital do século 21. Gary Vaynerchuk pensa em como sair da interrupção para a interação, passando por análises e um contexto das principais redes utilizadas. São páginas riquíssimas em informações de como o marketing passou a ser digital!

  • Everybody Writes

Todo mundo é capaz de escrever postagens para redes sociais. Você deve ter isso em mente. Qualquer um que começar uma conta, em qualquer mídia que seja, pode sim fazer postagens, e até prender alguém que seja. Mas a questão é: todo mundo é capaz de escrever bem, conquistar a audiência, fechar vendas e reter o público na página? A resposta é não. Se destacar no conteúdo é uma das principais maneiras de ser autoridade no mundo digital atualmente, e a premissa de Ann Handley é lhe ajudar a simplificar a forma com que você faz isso.

  • Não Me Faça Pensar – Atualizado

Exceto que nós te propomos a pensar bastante na leitura desta obra prima. Steve Krug é um daqueles mestres que precisam ser ouvidos se você quer melhorar a experiência do cliente, e não precisa ser designer ou do SAC para pensar nisso. Você sabia que uma mini falha em um excelente produto pode o transformar em um fracasso retumbante e colossal? Sim, simples assim. O livro de Krug é cheio de bom humor e praticidade, além de estar atualizado para a nossa realidade digital e mobile. Prato cheio para os marketeiros!

  • A Vaca Roxa

Se você visse uma vaca roxa com certeza ela ficaria na sua cabeça, não é mesmo? Afinal ela seria única, diferente, rara e especial. Esse é o ponto: sua empresa precisa ser uma vaca roxa também. O mercado está inundado de produtos, serviços, pessoas, negócios. Está ficando quase saturado, e se você não encontrar seu diferencial… fica para trás. Um livro essencial, onde o gênio Seth Godin discorre sobre as estratégias necessárias para fazer um negócio achar diferenciais e estratégias que suscitam o desejo.

  • A Estratégia do Oceano Azul

Esse livro propõe uma estratégia “barroca diferentona” em comparação a outros profissionais do marketing, mas tão efetiva quanto. O livro de Kim e Mauborgne usa uma analogia simples com os mares para explicar como conseguir conquistar o mercado. O mercado tradicional, cheio de empresas disputando atenção e se degladiando para conquistar o público, é o mar vermelho e sangrento, cheio de tubarões disputando a presa potencial. E como não se machucar nisso? Simples: criando seu próprio mercado, um mar azul e tranquilo, onde não há riscos intrínsecos.

  • Nos Bastidores da Disney

Essa leitura parece pouco ortodoxa, mas juro que é tão importante quanto as outras! O império criado por Walt Disney é simplesmente um dos maiores cases de sucesso da história. Tudo que é colocado nas mãos da titã vira ouro, e a sua capacidade de encantar visitantes nos seus diversos parques, propiciando uma experiência mágica e sempre com gostinho de quero mais, é com certeza invejável! E tudo isso graças à que? Acertou: o marketing poderosíssimo. O livro de Tom Connellan auxilia a desmembrar alguns dos maiores acertos da empresa para que você possa aplicar.

  • Contágio – por que as coisas pegam?

Com certeza você já se fez essa pergunta, não é mesmo? Segundo Jonah Berger, existem 5 ingredientes “básicos” para a receita de bolo de criar um viral: emoção, moeda social, gatilhos, histórias, valor prático e público. Simples? Não é bem assim. A ciência secreta da transmissão precisa ser bem implementada para um marketing bem sucedido, e claro, não escancarado. Impossível? Nada disso!

  • Storytelling: Aprenda a Contar Histórias Com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança

Como vender um produto? Um serviço? Como influenciar alguém de que ela precisa de algo que você sabe que, na verdade, ela não precisa tanto assim? A resposta mais fácil é a prática do storytelling: a arte de contar uma boa história que encanta o público. Um bom texto que engaja tem, antes de tudo, o dom de envolver em uma narrativa. Pense em um comercial da Coca-Cola: o que ele vende? A experiência envolvida. A história, os personagens, um momento tocante. O produto é apenas coadjuvante. Esse é o verdadeiro storytelling, uma arte que o expert Carmine Gallo ensina para líderes há anos.

  • As 22 Consagradas Leis do Marketing

Básico para qualquer marketeiro iniciante, a obra de Trout e Reis discorre sobre as tais leis que não podem ser quebradas nem retorcidas quando se está tratando de qualquer campanha ou ação. Elas são nortes para todo sucesso, e tratá-las como soberanas é essencial para quem busca ser ainda melhor!

  • Killing Marketing

Abaixo o sistema atual de marketing!

Calma, isso é o que você deve pensar para criar uma nova maneira, mais eficiente e rentável, segundo Rose e Pulizzi. Afinal, quem não arrisca, não petisca, não é mesmo? Segundo eles, os grandes vencedores são aqueles que se desprendem de antigas amarras e conseguem enxergar maneiras para criar métodos inovadores e matadores. E tudo isso sendo original!

  • A Lógica do Consumo

Você já parou para pensar o porquê de querer tanto aquelas blusinhas novas, sendo que o armário está cheio de umas que nem usou? Ou o motivo de querer tanto um carro novo, sendo que acabou de trocar o seu? Você está convidado a entender como o marketing e a neurociência, um campo também conhecido como neuromarketing, são capazes de influenciar nossas decisões. No título, Martin Lindstrom explica exatamente o que se passa em nossas cabecinhas, e ainda o que fazer para influenciar alguém. Alô, algum marketeiro interessado?

  • Confissões de um publicitário

Sabe quando você para tudo para ouvir o conselho de alguém mais velho e sábio, pois sabe que aquilo vai acrescentar muito na sua vida? Encare este livro de David Ogilvy assim. Considerado um dos publicitários mais bem sucedidos dos últimos tempos, ele discorre sobre diversos assuntos importantíssimos, desde a amizade com outros do setor, até o mindset do consumidor.

  • Marketing 4.0

E para fechar com chave de ouro, aquele que é queridinho de muitos. Philip Kotler já é famoso pelos livros anteriores, onde abordou as jornadas do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0, mas chegou a hora de se juntar com mais dois experts, Kartajaya e Setiawan para poder explicar profundamente a complexidade que o mundo digital trouxe. Não só mudando o mundo, como a forma que nos relacionamos e consumimos, e consequentemente, o mundo do marketing. Aquela leitura básica, de cabeceira, que traz um panorama preciso de todos os momentos.


Haja livro hein? O marketing evolui todos os dias, e esses mestres são apenas alguns dos que podemos citar como leitura base para sua evolução. Pode ir anotando na lista aqueles que mais chamaram sua atenção!


bottom of page